Viajar Brasil afora é um dos prazeres dos caminhoneiros, conhecer novos lugares fazendo o que se ama, transportar. No entanto, o clima é instável em algumas regiões, e sabemos que o calor pode ser cruel em determinados estados e a solução para não sofrer com o clima é ligar o ar condicionado, porém muitos profissionais do transporte tem dúvidas sobre o funcionamento do mesmo e até que ponto ele consome ou não mais combustível.
Desde já queremos esclarecer que o ar condicionado gasta sim mais combustível, tirando o motor, ele gasta em média de 10% do combustível e por mais impressionante que seja, essa média de porcentagem é a mesma para qualquer tipo de combustível.
De forma mais clara e rápida, o ar condicionado consome mais combustível porque ele tem um compressor ligado por uma correia no motor. Também tem o condensador que é responsável por condensar o ar quente em ar frio com o auxílio das ventoinhas.
Resumidamente o ar gasta combustível porque os componentes dele estão ligados no motor e isso faz com que o combustível seja utilizado para ambos os casos. E é por esse mesmo motivo que quando o mesmo está ligado o veículo perde sua força.
Quanto maior o calor lá fora, maior o gasto de combustível, visto que o veículo terá que trabalhar mais para resfriar o ar.
Quer economizar o combustível? Temos algumas dicas que podem ajudar…
*Ligue somente se o calor estiver insuportável para você.
*Dependendo da temperatura externa, escolha ligar somente a ventilação.
*Faça manutenções sempre que possível.
*Conduza o veículo de forma tranquila, pisar mais no acelerador, irá gastar mais.
*Ligue o ar em velocidade menores por um período mais longo, do que velocidade maiores e um período curto.
Agora que já esclarecemos esse assunto, pegue a estrada com confiança.