Por que é importante se preocupar com a qualidade do combustível?
Pense nessa pergunta por alguns minutos… e continue a leitura.
A qualidade do combustível é tão importante para os consumidores finais quanto para os postos que o comercializam, um combustível de qualidade tem muito a ver com a manutenção do veículo e como ele irá se portar na estrada, mas referente aos postos que o comercializam o que está em jogo é sua reputação e os resultados financeiros obviamente.
Abastecer os automóveis com combustível adulterado e batizado, causa enormes prejuízos e danos que muitas vezes são irreversíveis, por isso confira como certificar-se que um combustível é de qualidade e não está “batizado ou adulterado”.
Combustível adulterado e batizado.
Este termo é utilizado para definir um combustível que não está de acordo com os padrões estabelecidos pela Agência Nacional do Petróleo, ou seja, ele é vendido como gasolina, porém em sua maior quantidade tem etanol, ou até mesmo o etanol que pode ser adulterado com água, o mesmo também acontece com o óleo diesel.
Prejuízos para ambos: consumidor e posto.
Como já mencionado logo no início do artigo, a adulteração causa prejuízos para ambos, para o consumidor o prejuízo está no desgaste do automóvel, podendo apresentar diversos problemas mecânicos.
Um dos primeiros pontos a serem observados é na hora de dar partida, se ele começar a falhar está na hora de mudar de posto.
Já para os postos de gasolina, além da má fama, os prejuízos financeiros estão inclusos, como também a grande possibilidade de uma intervenção e processos judiciais.
Testes de qualidade
De acordo com a Lei todos os postos são obrigados a realizar o teste de qualidade quando o consumidor solicitar. Se porventura o posto de gasolina se recusar a realizar, é do direito do consumidor formalizar uma denúncia ao Procon de sua cidade e à ANP - Agência Nacional do Petróleo através do telefone: 0800 970 0267 ou no site www.anp.gov.br
Esse teste é bem simples, porém é preciso ter uma pessoa capacitada para realizá-lo, o teste não é cobrado, e é feito através de uma proveta. Há duas formas de saber:
A primeira é a porcentagem de etanol anidro (permitido por lei apenas 27%) que é misturado na proveta uma solução de água com sal.
Já o etanol as bombas precisam ter um indicador de segurança, quando o volume estiver abaixo da linha vermelha significa que o etanol não é confiável.
Outra informação importante é que muitos postos enganam o consumidor sobre a quantidade abastecida, se por uma acaso desconfiar, você pode pedir um teste de vazão, que é feito com um galão de 20 litros. A diferença entre o que está marcado na bomba e no galão é de 100 ml para mais ou para menos.
Fique atento!
A Transac tem orgulho em transportar combustíveis da melhor qualidade, por isso sempre estamos dando dicas de como evitar abastecer em postos duvidosos.