Canal de notícias

Transporte de combustíveis no Brasil: entenda como funciona!

Todos os dias são fabricados milhares de litros de combustível no Brasil, esses combustíveis saem das refinarias direto para os postos de gasolina de todo o país, possibilitando assim a todos os cidadãos abastecer seus automóveis e irem de um lado para o outro. Quando pensamos no trajeto das refinarias para os postos de gasolina, achamos que é fácil e rápido mas por trás dessa análise é possível perceber que o trajeto não é rápido e muito menos simples, são diversos processos que precisam ser seguidos até chegar nas bombas do posto mais próxima da sua casa.
 
A logística do mercado de combustíveis é bem complexa e por isso a Transac tem motoristas e toda uma equipe especializada neste tipo de transporte que vai desde o etanol, gasolina e álcool. Por ser um transporte perigo é necessário cumprir a legislação específica sobre o transporte de cargas perigosas e o controle rigoroso da qualidade do combustível que se está transportando. Este é um assunto interessante que também trará informações importantes, confira como é o processo da logística complexa na qual os transportes de combustíveis têm que seguir. 

ONDE TUDO COMEÇOU? 
A história da distribuição do Brasil iniciou no ano de 1910, quando as primeiras distribuidoras chegaram no país, essas empresas eram atraídas pelo mercado emergente localizados nas principais cidades: São Paulo, Rio de Janeiro entre outras capitais. A partir do ano de 1920 novas estradas foram construídas e a frota de carros aumentou consideravelmente, mas anos depois em 1931 uma crise se instalou no país no qual foi obrigado a adicionar 5% de álcool anidro na gasolina importada, visando também o total aproveitamento de excedentes da produção nacional da cana-de-açúcar. Como um marco ainda na história em 1953 foi inaugurada a Petrobras, que foi importante na construção de várias refinarias para suprir toda a demanda domestica e minimizar a importação. E para finalizar em 1990 houve a mudança na legislação da qual passou a flexibilizar o serviço de distribuição. 

COMO É FEITO A GASOLINA?
A gasolina e o diesel, dois combustíveis muito comum em nosso dia a dia, e é originado do petróleo que também é conhecido como “OURO NEGRO”. O petróleo é um liquido oleoso que se forma nas rochas subterrâneas, ele em sua forma natural é um complexo de vários tipos de hidrocarbonetos e também outros elementos como: nitrogênio oxigênio, enxofre e íons de metais. No processo de transformação do petróleo para gasolina ele é submetido a altas temperaturas nas quais também dão origem ao óleo diesel e querosene. 

PROCESSO DE TRANSPORTE 
Já conhecemos a história dos combustíveis no Brasil, assim como também como é feito sua produção, agora entenderemos um pouco mais a logística que é utilizada para que possam chegar ao consumidor final. Como havíamos mencionado anteriormente o processo logístico não é simples e nem rápido, a verdade é que os combustíveis viajam bastante até chegar os postos de gasolinas de sua cidade. Eles são produzidos nas refinarias e das refinarias eles vão para locais específicos dos quais chamamos de: bases primárias e bases secundárias, que tem como função o armazenamento destes produtos. 

Os combustíveis podem chegar à base primária de duas formas, por tubulações construídas em aço carbono subterrânea ou áreas. Já a base secundária recebe o combustível da base primária pelo modal rodoviário, ou seja, caminhões-tanques. 

LEGISLAÇÃO
É muito importante que toda empresa de transporte de combustível cumpra 100% a legislação. Para transportar os combustíveis da base primária e secundária é preciso respeitar o REGULAMENTO TÉCNICO DE DUTOS TERRESTRES PARA MOVIMENTAÇÃO DE PETRÓLEO, DERIVADOS, GÁS NATURAL (Regulamento Técnico ANP nº 2/2011) e o Procedimento Mútuo de Operação (PMO), que é um documento assinado pela distribuidora e pela Petrobras com o objetivo de manter a segurança operacional do transporte de combustíveis.

Garantir a segurança logística para distribuir todo combustível é um dever e uma preocupação constante por parte da TRANSAC que atua neste setor há mais de 20 anos. 



Voltar

Encontre sua notícia


Acompanhe nossas notícias

Seja um agregado

Estamos cadastrando.

Selo Selo

© 2024. TRANSAC. Todos os Direitos Reservados. | Desenvolvido por: Cliecom Marketing Digital.