Canal de notícias

Postos de bandeira branca x postos embandeirados: entenda a diferença!


Normalmente os caminhoneiros e outros profissionais que viajam bastante conhecem bem a diferença entre os postos de bandeira branca e os embandeirados, mas os outros cidadãos que não tem muito costume de pegar a estrada se encontra em uma grande dúvida quando chega a hora de abastecer e vê algumas diferenças principalmente na fachada do posto de gasolina, com esse intuito a Transac quer esclarecer um pouco mais sobre esse tema para você fica atento! 

Mas antes de passar para os pontos principais vamos conhecer a origem dos postos de bandeira branca? Pois bem, eles surgiram na década de 1990 e bem no inicio já surgiram rumores sobre a qualidade do combustível dando a entender que era de péssima qualidade, porém mesmo com os rumores maldosos ele ganhou seu espaço no mercado e hoje é reconhecido mundialmente como mais uma opção nas estradas. 

O principal receio das pessoas quando precisa abastecer é o fato do combustível ser “batizado”, ou seja, com algum tipo de adulteração, mas é importante saber que independente se o posto é de bandeira branca ou embandeirado há possibilidade de encontrar o combustível batizado em ambos.
 
As próximas informações são válidas tanto para você consumidor final quanto para os cidadãos que desejam empreender em um posto de gasolina, chegou a hora de conhecer um pouco mais sobre as vantagens e desvantagens de ambos os tipos de postos. Vamos lá? 

POSTO EMBANDEIRADO 

Vantagens:
• Contrato exclusivo com a distribuidora, isto significa que este tipo de posto já tem todo o auxílio por parte da distribuidora, uma ótima opção para quem quer empreender sem ter que se preocupar com a compra de materiais para compor a estrutura. 

• Qualidade aprovada, normalmente em um posto embandeirado o consumidor final tem maior convicção sobre a qualidade do combustível ali comercializado, e um destes motivos é o nome reconhecido que vem por trás dele tal como: Posto Ipiranga, Posto Shell, Posto Petrobras entre outros.
 
• Marketing é tudo: outro ponto positivo para quem deseja empreender é contar com um marketing pronto para fisgar os consumidores com diversas ações publicitárias. Já para o consumidor final esta vantagem do marketing está relacionada com promoções, cartão fidelidade, promoções e muitas outras campanhas que tendem a beneficiar o consumidor ao escolher determinado posto embandeirado. 

Desvantagens:
• Falta de autonomia nas principais decisões: isto incluí as escolhas de equipamentos até mesmo fornecedores, tudo fica por conta da distribuidora, pois o contrato te restringe em diversos aspectos para quem deseja empreender. 

• Negociação 0 de compra: é obrigatório que os postos embandeirados adquiram quantidades mínimas de combustível mesmo quando o volume de vendas está baixo esta quantidade mínima não é alterável. 

POSTO BANDEIRA BRANCA

Vantagens:
• Autonomia: diferentemente do posto embandeirado a principal vantagem do posto de bandeira branca é a autonomia em tomar as principais decisões e melhores ações de acordo com o andamento do mercado, desde a compra de equipamentos até fornecedores com os melhores prazos e preços. 

• Marketing 100% do seu jeito: para você que é empreendedor essa pode ser uma opção viável para divulgar as melhores campanhas para o seu posto de acordo com o público local. 

• Marca própria: ao escolher o posto de bandeira branca o empreendedor pode criar uma marca do zero e fazê-la um sucesso a ponto de competir com grandes postos embandeirados. 

Desvantagens:
• Poder de negociação mais difícil: está é uma desvantagem bem complicada, pois dependendo da quantidade mínima pode afetar na negociação com as distribuidoras.  

• Desconfiança do consumidor: como sabemos nem sempre as pessoas confiam nos postos de bandeira branca justamente por acreditar que eles estão mais suscetíveis a combustíveis batizados.

Agora que já entendemos um pouco sobre ambos tipos de postos a pergunta frequente é: qual é o melhor? Tanto para você empreendedor quanto consumidor, ambos os tipos podem ser excelentes, tudo dependerá de como a gestão é realizada, os tipos de produtos que são comercializados e é claro o custo benefício. 

Na hora de escolher a decisão é somente sua, pesquise bem, conheça bem os postos da sua região e assim ficará mais fácil decidir qual atenderá suas expectativas.
 
Lembrando que a Transac é uma transportadora de combustível que atende em toda a região SUL, SUDESTE E CENTRO-OESTE do Brasil. 

Voltar

Encontre sua notícia


Acompanhe nossas notícias

Seja um agregado

Estamos cadastrando.

Selo Selo

© 2024. TRANSAC. Todos os Direitos Reservados. | Desenvolvido por: Cliecom Marketing Digital.