Canal de notícias

Curiosidades incríveis sobre o Etanol!

Não é novidade que o Brasil e os Estados Unidos são uma grande potencia em relação ao combustível, juntos produzem cerca de 90% de todo Etanol consumido no mundo inteiro, embora a produção do mesmo seja muito comentada aqui no Brasil e seus valores estão na mídia devido ao aumento constante, há ainda muitas coisas que você tem que ficar por dentro, então confira as 8 curiosidades sobre esse combustível tão utilizado! 

1º COMBUSTÍVEL MENOS POLUENTE
O Etanol é considerado o combustível menos poluente para o meio ambiente, em comparação com a gasolina ele produz menos de 70% de gás carbônico. O que explica esse fato é a sua origem, por ser obtido em uma planta há redução de CO2 no momento de sua fabricação. 

2º ELE É 100% DA CANA-DE-AÇÚCAR? 
Não! O Etanol não te origem somente da cana-de-açúcar, por exemplo nos Estados Unidos ele é gerado através do milho, porque além do milho ser fabricado em pouco tempo seus grãos rendem mais. Com isso já dá para entendermos o porquê os Estados Unidos são considerados um dos países que mais fabricam Etanol no mundo. 

3º PRIMEIRO CARRO MOVIDO A ETANOL 
Em 1979 o mundo automobilístico teve um passo muito importante na história do abastecimento de combustível dos carros, o primeiro carro movido a Etanol foi um Fiat 147 neste mesmo ano. Embora o Etanol já vinha sendo utilizado no Brasil desde 1938, nessa época ele era misturado com a gasolina. 

4º CARRO FLEX 
Hoje em dia milhares de pessoas buscam diariamente comprar um carro flex, além da economia ele aceita ambos combustíveis: etanol e gasolina. Antes que gere mais dúvidas, fique atento a essa informação! O carro flex não tem uma quantidade mínima para colocar Etanol, você pode ficar à vontade para realizar a escolha de qual combustível irá por sem nenhuma preocupação. 

5º ETANOL NO FRIO É PÉSSIMA ESCOLHA? 
Vamos lá! Podemos dizer que sim, essa combinação não dá muito certo no frio, quando as temperaturas estão baixas o etanol tende a ser um vilão para os carros, pois quando entram em temperaturas abaixo de 13°C o combustível perde sua capacidade de entrar em combustão. No caso dos carros flex a dica é sempre deixar cheio o reservatório próprio para gasolina para dar uma ajudinha na hora de dar partida. 

6º ETANOL NA AVIAÇÃO
O Etanol já era utilizado em carros, ônibus, caminhão, motocicletas é claro em automóveis, mas em 2005 um novo marco aconteceu a empresa EMBRAER lançou o IPANEMA EBM o primeiro avião movido a Etanol, porém esse lançamento é muito utilizado em lavouras com o intuito de pulverizá-las. 

7º ETANOL BRASILEIRO TEM PORCENTAGEM DE ÁGUA
Como falamos no inicio o Brasil é um dos produtores de Etanol mais reconhecido no mundo, mas engana-se quem acha que o Etanol é 100% puro, em seu processo de fabricação ele chega a ter de 4 a 5% de água, devido ao próprio processo de fermentação.

8º BRASIL É CONSIDERADO O MAIOR CONSUMIDOR DE ETANOL DO MUNDO
Informação corretíssima! O Brasil ele está na frente devido ao maior consumo de Etanol do mundo, além disso nosso país é reconhecido pelo famoso Etanol Hidratado. 
Essas curiosidades e muito mais informações você encontra em nosso canal de notícias, acesse e veja outras notícias super importantes: http://www.transac.com.br/canal-de-noticias


Voltar

Encontre sua notícia


Acompanhe nossas notícias

Seja um agregado

Estamos cadastrando.

Selo Selo

© 2024. TRANSAC. Todos os Direitos Reservados. | Desenvolvido por: Cliecom Marketing Digital.