Canal de notícias

Conheça os 6 maiores produtores de petróleo do mundo.

O petróleo é uma das fontes mais utilizadas no mundo, é essencial para o dia a dia de todo o planeta, sua descoberta como combustível começou no ano de 1920 e desde então o consumo tem aumentado. Sua extração é feita a partir de fósseis da natureza, o que é considerado um recurso limitado. 

Mas, conhecer um pouco sobre o mercado do petróleo nos faz entender muitos dos desafios que temos visto atualmente, por isso continue a leitura e conheça os 6 maiores produtores de petróleo do mundo. 

1 - ESTADOS UNIDOS
Em primeiro lugar se encontra o Estados Unidos, após um levantamento de dados foi constatado que lá a produção é de 15 milhões de barris por dia. O país sempre brigou pelo primeiro lugar no pódio dos maiores produtores de petróleo, conseguindo pela primeira vez em 1975, depois competiu com outros países que tomaram o primeiro lugar e o EUA conseguiu recuperar novamente entre 2012 e 2013. 

2 - ARÁBIA SAUDITA
Lembra que no texto acima, falamos sobre a briga pelo primeiro lugar? Então, o principal concorrente dos Estados Unidos é a Arábia Saudita, que sempre conseguiu o título de maior produtor global. Mas dessa vez ela ocupa o segundo lugar, mas em compensação em seu território 65% são de reservas de petróleo. Antigamente sua produção chegava a 12 milhões de barris por dia, mas devido a problemas governamentais a produção vem caindo bastante nos últimos anos. 

3 - RÚSSIA 
Em terceiro lugar a Rússia que produzia em média de 11 milhões de barris por dia, mas o País já anunciou uma redução na quantidade produzida, triste, mas é a realidade! 

4 - CANADÁ 
O Canadá foi colocado na lista de produtores de petróleo após a segunda guerra mundial, no qual descobriram um grande território de recursos minerais, sua produção é em média de 4,9 milhões de barris por dia o que o fez ultrapassar a China.

5 - CHINA
No mesmo ano que o Canadá a China foi superada por ele, pois sua produção foi de 4,77 milhões de barris por dia. Mas entre um ano e outro a China se supera em diversos quesitos na produção. Uma curiosidade super interessante é que na China a extração do petróleo é feita em terra, além de serem considerados um dos maiores consumidores mundiais do recurso fóssil.

6 - BRASIL 
Quem diria um país tão rico como o Brasil, em 6º lugar no ranking mundial. Mas vamos lá, entender o porquê! 
No ano em que esses dados foram coletados, o Brasil produziu apenas 3,36 milhões. Depois que o pré-sal foi descoberto, o Brasil teve maior destaque na exportação do mineral. A meta do Brasil é estar entre os 5 maiores até 2026, potencial e chance para isso sabemos que o país tem. 

Países como: Angola, Arábia Saudita, Argélia, Equador, Emirados Árabes, Irã, Iraque, Kuwait, Líbia, Nigéria, Qatar e Venezuela somam 75% das reservas mundiais de petróleo.

Interessante, não é mesmo?
Voltar

Encontre sua notícia


Acompanhe nossas notícias

Seja um agregado

Estamos cadastrando.

Selo Selo

© 2024. TRANSAC. Todos os Direitos Reservados. | Desenvolvido por: Cliecom Marketing Digital.