Canal de notícias

Aumentos dos combustíveis para o consumidor final: entenda o porquê isso acontece!

A mudança no valor do combustível vem sendo observado não é de agora, cada semana comunicados são emitidos avisando sobre o aumento deste item tão essencial no dia a dia, quem precisa abastecer regularmente sente na pele os efeitos da oscilação do valor e todas as consequências acarretadas devido à instabilidade. 

Agora vamos esclarecer para vocês a relação que tem os aumentos dos combustíveis com outros fatores do nosso dia a dia.
 
DÓLAR
Este é um dos assuntos mais comentados, pois o dólar está com valores bem irregulares, sempre variando de R$5,40 para cima... apesar do Brasil ser autossuficiente nesta questão e até mesmo ser considerado um dos maiores produtores de petróleo do mundo, a oscilação do valor está ligada diretamente com o dólar, pois o preço do barril depende muito da flutuação do mercado internacional. 

Mesmo sendo considerado um dos maiores produtores, ainda sim o Brasil precisa importar o produto refinado para atender toda a demanda. 
O Mercado Internacional utiliza o dólar para precificar o petróleo, pois é uma das moedas que menos passa incerteza para a população mundial. 

IMPOSTOS ALTOS 
Sabemos que o Brasil é um dos países que mais cobram impostos e esse também é outro motivo pelo qual os valores oscilam diariamente, para entender de maneira simples atente-se as porcentagens de impostos a seguir: 
Realização Petrobras- 32%: este custo se refere a produção e o lucro que a empresa tem e o valor da importação está diluído nessa porcentagem. 

Impostos PIS, PASEP, CONFINS, CIDE: 14%
 
ICM: 32% (imposto estadual)

Custo Etanol Anidro – 14%: a gasolina vendida nos postos não é a mesma que a Petrobras repassa as distribuidoras, antes de chegar ao consumidor final elas precisam ser misturadas com o Etanol Anidro.

Distribuição e Revenda - 12%: ao chegar no posto de gasolina todos esses itens acima está incluído no valor para o consumidor final, e esses 12% da distribuição e revenda quer dizer o custo que a empresa tem para comercializar e a margem de lucro no litro de combustível. 

POPULAÇÃO AFETADA
Pode parecer irreal, mas mesmo aqueles que não utilizam automóveis pessoais sofrem com o preço do combustível, pois todos os meios de transportes que utilizamos aumentou seu valor devido ao preço do combustível, para se ter uma ideia: ao pegar um ônibus 30% do valor da passagem corresponde ao preço do combustível. 

Conseguiu entender um pouquinho mais sobre as oscilações constantes no valor do combustível? Esperamos que sim! 
E também esperamos que tudo passe e os valores se mantenham por um tempo fixo.  



Voltar

Encontre sua notícia


Acompanhe nossas notícias

Seja um agregado

Estamos cadastrando.

Selo Selo

© 2024. TRANSAC. Todos os Direitos Reservados. | Desenvolvido por: Cliecom Marketing Digital.