O fabricante sueco de veículos pesados Scania está a desenvolver um caminhão híbrido ‘plug-in’ e um dos protótipos foi revelado à imprensa, à margem da competição “Jovem Motorista Europeu 2015’, que se realizou na Suécia.
Um dos veículos que está em testes no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Scania corresponde a um caminhão rígido de três eixos, G360, com peso bruto de 20 toneladas, que, atualmente, oferece uma autonomia em modo elétrico até 10 quilómetros. O veículo vem equipado com um motor diesel de cinco cilindros em linha de nove litros e 360 cv, caixa de velocidades automatizada Scania Opticruise, motores elétricos e bateria de íons de lítio. A bateria pode ser recarregada através de uma ligação a um ponto de carregamento elétrico.
Na via para a eletrificação, a Scania refere que estão a ser estudadas e desenvolvidas duas opções: carregamento por via área, através de um pantógrafo que estabelece a ligação entre o veículo e uma catenária, ou carregamento da bateria por cabo ou sistema de indução.