A Transac é uma empresa de transporte rodoviário de combustíveis que está sempre rodando o país, manter os caminhões em dia, revisado e com tudo certinho não é uma tarefa fácil, pois envolve tempo, dinheiro e mão de obra qualificada.
Todo motorista (caminhoneiro) sabe que ficar de olho nos pneus é fundamental para evitar problemas futuros e até mesmo graves acidentes. Com o intuito de conscientizar e também de informar a Transac decidiu esclarecer alguns pontos fundamentais da calibragem de pneus.
Não é novidade, principalmente para quem roda muito o Brasil, algumas rodovias e estradas não tem boas condições e isso infelizmente acaba prejudicando os pneus, por isso, manter a calibragem em dia é uma boa maneira de acelerar o processo de desgaste de um pneu.
É importante lembrar que a calibragem dos pneus devem ser feitas de acordo com o número indicado pelo fabricante, nem mais e nem menos, afinal estamos falando de uma pressão, que pode até mesmo ocorrer uma explosão em últimos casos quando o mesmo está calibrado errado ou está com falta de calibração.
A falta de calibragem torna o veículo instável e pode danificar outras partes de sua estrutura, além de ser suscetível ao efeito de aquaplanagem. Já o contrário da falta de calibragem que seria o excesso da mesma pode ocasionar também uma instabilidade no veículo, dificultando a realização de curvas e paradas bruscas.
Sabemos que calibrar antes de pegar a estrada deve ser um item obrigatório na lista de qualquer caminhoneiro, mas se por ventura acabou esquecendo ou não sabe ainda muito bem como fazê-lo siga algumas orientações.
● Leve em consideração o porte e peso do veículo (carga).
● Respeite as recomendações contidas no manual do fabricante.
● Evite calibrar os pneus aquecidos.
● Cheque se todas as válvulas estão ok?
● Verifique sempre o estepe.
Queremos te ajudar a transportar e dirigir com segurança!