Canal de notícias

Entenda o significado das cores da Gasolina!

Muitas pessoas já observaram que todas as vezes que vão nos postos de gasolinas, a cor dela se diferencia muito de um posto para outro ou até mesmo de uma semana ou no dia seguinte, você sabe o porquê? A principal razão é que sua coloração se deve a diferença entre os combustíveis. 

Sabemos que sempre há um receio quando observamos uma coloração diferente do que estamos acostumados afinal uma gasolina de excelente qualidade evita danos e faz o motor ter um bom funcionamento, mas é preciso entender que embora a coloração esteja diferente isso não interfere no funcionamento do motor. 

Após esse esclarecimento do porque da coloração e se causa danos ao motor, vamos entender agora os significados das cores! 
Ao sair das refinarias a gasolina comum é denominada de tipo “A” sua coloração tem que ser bem parecida com o querosene que utilizamos no dia a dia e na limpeza doméstica, ou seja, incolor ou levemente amarelada. Essa variação de tons é devido aos processos nas refinarias e a própria composição química. É importante lembrar que nesse estado a gasolina não pode ser comercializada ao cliente final, pois de acordo com a Agencia Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis a gasolina deve receber 25% de álcool etílico anidro, essa mistura ajuda na diminuição de poluentes, como o monóxido de carbono.
 
Após essa mistura a cor não se altera ainda pode continuar de incolor para levemente amarelada independente da marca da gasolina. Mas com certeza vocês ainda devem estar se perguntando sobre cores mais fortes que tem observado, a diferenciação começa a acontecer em tipos aditivados e que passam a ganhar mais detergentes e dispersantes que agem diretamente nas peças do motor. 

Há outras possibilidades que podem estar relacionados a corantes, cada marca ou empresa de gasolina pode utilizar o corante que mais representa seu produto e isso não tem problema nenhum já que o que realmente importa é a qualidade da gasolina em si e não sua coloração. 

Caso o consumidor final tenha dúvidas a respeito da gasolina devido a sua coloração é direito dele pedir um teste no posto de combustível para comprovar a pureza do produto, tal teste é chamado de “TESTE DA PROVETA”, é sempre bom lembrar que caso queira fazer o teste e o posto negar eles estarão infringindo a resolução de nº9 da ANP, criada em 2007 que afirma a obrigatoriedade da realização do teste sempre que for solicitado pelo consumidor, uma vez que a adulteração não é possível ser percebida a olho nu. A forma mais comum da adulteração de gasolina é a presença de maior quantidade de álcool anidro do que o permitido por lei.  

Atente-se aos seus direitos na hora de escolher a melhor gasolina para abastecer seu automóvel, sempre que desconfiar e ter provas convincentes da adulteração denuncie! Evite danos permanentes para você mesmo e para os demais. 

A Transac por ser uma empresa que transporta combustível sempre esta atenta a qualquer fraude ou erro, nosso intuito é que você cliente ou consumidor final tenha sempre a melhor gasolina para o seu uso diário, transportamos com qualidade e por isso queremos que você tenha qualidade em todos os sentidos. 

Voltar

Encontre sua notícia


Acompanhe nossas notícias

Seja um agregado

Estamos cadastrando.

Selo Selo

© 2024. TRANSAC. Todos os Direitos Reservados. | Desenvolvido por: Cliecom Marketing Digital.