Canal de notícias

Diesel ou Biodiesel? Conheça as principais diferenças!

Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre Diesel e Biodiesel, mas nem sempre sabe com exatidão a diferença entre eles então hoje falaremos sobre suas vantagens e desvantagens além de focarmos nas características sustentáveis, nosso mundo precisa de recursos mais naturais.
 
A principal diferença entre eles é a poluição, ambos sabemos que o diesel é muito mais poluente e seus efeitos são nocivos para o meio ambiente. Embora ambos sejam usados para os mesmos fins e possuírem carbono em sua composição química, eles são originados de matérias-primas completamente diferentes.

O diesel é feito por meio da destilação do petróleo liquido submetido a temperatura de 200° C a 300° C e devido a essa característica de fabricação ele tende a ser mais poluente, porque como bem sabemos a partir do momento em que está queimando as partículas de gases são jogados na atmosfera aumentando consequentemente o efeito estufa, sendo os principais gases: monóxido de carbono, óxido de nitrogênio e enxofre.

Diferentemente do diesel o biodiesel ele é obtido de forma diferente, ele pode ser encontrado em espécies vegetais tais como: algodão, soja e dendê. Por ser encontrado em fontes que não são de combustível fóssil o meio ambiente é menos degrado com a sua utilização e consequentemente sua queima será mais limpa na atmosfera, pois os hidrocarbonetos e monóxido de carbono são eliminados em pouquíssimas quantidades.
 
Agora que conhecemos mais sobre as principais diferenças a pergunta que não quer calar é: o biodiesel é mais sustentável mesmo? 
Seria bom se essa pergunta fosse menos complicada e menos polêmica, mas nem tudo é fácil de se explicar não é mesmo? Mas vamos lá, o biodiesel quando produzido há a liberação de gás nocivo que aumenta o efeito estufa: o óxido de azoto. Outra questão que engloba o questionamento acima, como ele é encontrado em espécies vegetais a procura por terras para ampliar ainda mais o cultivo e a produção tem se tornado frequente, porém logo se deparamos com o desflorestamento que tende a dar lugar para esse cultivo e com essa atitude há sim uma diminuição da absorção de gás carbônico. 

Outro fator que pode ser colocado nesta balança sustentável seria a grande utilização de água para o plantio. Dentre todas essas respostas ainda vemos que por um lado ele é sim sustentável, mas por outro acaba denegrindo o meio ambiente, porém ainda é visto como principal vantagem o aumento do agronegócio. 

Se você pensou que acabou, está errado! Há ainda outras vantagens e essa se refere a segurança, o biodiesel é mais seguro para ser utilizado, pois para que haja uma explosão ele precisa ser submetido a 150°C, outra vantagem diretamente para o consumidor é que ele prolonga o período de vida útil do motor. 

A notícia ruim é que no Brasil o biodiesel 100% ainda não é possível encontrar, no entanto há alguns postos que trabalham com a mistura de gasolina ou etanol com 10% de biodiesel que é a quantidade permitida atualmente. 
Gostou e quer saber mais? Continue acompanhando-nos em nossas redes sociais e principalmente em nosso blog, todos os meses atualizamos com novas matérias, dicas, curiosidades e informações pertinentes a este mercado promissor. 
 
 

Voltar

Encontre sua notícia


Acompanhe nossas notícias

Seja um agregado

Estamos cadastrando.

Selo Selo

© 2024. TRANSAC. Todos os Direitos Reservados. | Desenvolvido por: Cliecom Marketing Digital.